sábado, 14 de junho de 2008

1º ano, 1º passo... de crecimento da família Vera Cruz

Nós Família Vera Cruz, é apenas um título para um facto que mexeu connosco ao longo de um ano em que fomos convidados, na qualidade de pais e educadores dos nossos filhos, a acompanhá-los neste percurso do 1º ano de Catequese na Paróquia da Vera Cruz.
A princípio parecia uma provocação, olhada com desconfiança por uns ou apenas obrigação por outros. Depois foi-se transformando em interesse e gosto pelos temas, pelas discussões, por estarmos juntos. De tudo isso e também da falta de tempo nos encontros para discutirmos e darmos a nossa opinião surgiu a ideia do blogue logo aceite por todos.
Este blogue pretende ser um espaço em que se privilegie a capacidade de partilha de forma a continuar a dar voz a esta vontade que já é família, a família Vera Cruz, após cada reunião de Catequese.
Nós família, pensante, com opinião e alguma fé à mistura, teremos sempre a capacidade de usar os nossos dons em prol de algo maior e capaz de nos fazer crescer como homens e mulheres, como casais, gente com fé e vontade de ir mais longe.
Queremos que este blogue reflicta e sirva o caminho que começámos ao longo do primeiro ano, às vezes com subidas e descidas, às vezes em linha recta ou no meio das curvas da vida... mas sempre em crescimento.

4 comentários:

padre rocha disse...

Todo o caminho começa com o primeiro passo.... estamos a iniciar algo que não sabemos onde vai parar, mas sabemos que é bom: participar, opinar, sentir que não estamos sós... Tudo isto o "1º ano 1º passo" nos pode dar ou levar porque não nos és indiferente. Por isso, vá... dá o primeiro passo.
Vamos a isso.
P. Rocha

miguel condesso disse...

Neste percurso de partilha, em que a Margarida e o seu 1º ano de catequese nos levaram, senti como individuo e como membro de uma família, uma vontade de “fazer acontecer” algo que me permitisse continuar a “crescer”, seja na fé, no conhecimento, no meu acreditar e no apreender mais sobre mim e sobre os outros.
Sei que “nós família Vera Cruz” somos capazes de isto e muito mais, basta querermos e sermos exemplo, para que outros queiram ser exemplo também, essa é a nossa obrigação de “fazer acontecer”.
O nosso proveito estará no facto de ao sermos uma grande família, com a capacidade de através da partilha de opinião e de cada acreditar, crescermos juntos no acompanhamento dos nossos filhos, no auto-conhecimento, na fé e na capacidade de apreender através da discussão.
Assim, acredito que existindo vontade e alinhamento, este blogue cumprirá a sua função, ser suporte aos nossos contributos.
Este é o meu 1º passo…

Teresa Paula Borges disse...

Esta forma de comunicação é uma novidade para mim, à qual adiro com a mesma simplicidade com que aderi ao projecto que este ano os pais das crianças do 1º ano da catequese. Dar o primeiro passo é essencial para que outros se possam seguir. O primeiro é sempre menos firme e mais cauteloso, mas os que se lhe seguem são naturalmente mais seguros e compensadores. Dei o primeiro passo, de muitos... assim o espero!

Fátima Maia disse...

Foi um ano de partilha de vivências quer no seio da nossa familia quer na grande familia que somos "nós família vera cruz".
Tem sido bastante gratificante acompanhar o Francisco nesta etapa tão importante da sua vida. Este projecto pais/filhos operou "milagres" na nossa família.Conseguimos pôr um agnóstico a rezar todos os dias á noite com o filho, a ter fé embora uma fé diferente, e a ser nossa companhia na missa de domingo. Como família crescemos e sentimos que estamos mais unidos .Pretendemos continuar com este projecto, porque entendemos que todos juntos faremos a diferença....